Um pouco de história

  • Nossa Paranaguá

hist1

Paranaguá ou
Grande Mar Redondo, na língua tupi-guarani, assim que os índios denominavam a formosa baía – Pernaguá, Parnaguá, Paranaguá. Quando o branco chegou, lá por meados de 1578, a terra já tinha nome e dono. Uns carijós que, numerosos mas de boa índole, foram arredando o pé para que o branco desembarcasse. Isso aconteceu na mesma época em que Dom Sebastião, o Rei Donzel, afundava num mar de cimitarras na famosa batalha de Alcácer- Quibir.

Paranaguá é um município brasileiro do estado do Paraná. Sua população estimada em 2006 era de 147.934 habitantes.Os portugueses estabeleceram-se na região em 1550, instalando-se o município em 1648, com a designação de Vila de Nossa Senhora do Rosário de Paranaguá. Foi elevada a cidade em 1842.

O porto tornou-se um dos mais importantes do Brasil… 

A cidade é referência litorânea paranaense pela importância do porto para a economia do Paraná, possui um dos mais belos conjuntos arquitetônicos coloniais do Estado, sintetiza, em suas ruas,casarões,rios,mar e porto,o qual é valorizado em função da sua representatividade e de seu potencial turístico,séculos de historia que contam a origem e evolução do Estado do Paraná. O porto tornou-se um dos mais importantes do Brasil depois da abertura em 1885 da linha férrea para Curitiba.

Seu desenvolvimento ajudou o Estado do Paraná através de atividades portuárias,intensa durante os ciclos econômicos. A abertura dos portos no ano de 1808, fez da cidade coadjuvante na conquista da independência do Pais. Com a construção da estrada de ferro ligando Paranaguá a Curitiba, em 1884, se permitiu o progresso das relações entre o litoral e a capital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>